O PV e o exercício da democracia: a eterna evolução de um partido de vanguarda

É hora de renascer. Renascer o pensamento e a ideologia verde. De ampliar os horizontes e abrir novas portas. E por quê? Porque o momento é outro, bem diferente daquele de 37 anos atrás, quando o Partido Verde nasceu no Brasil. É hora de voar por outros ares, com os pés no presente e atenção no futuro – futuro do Brasil, do povo brasileiro, do planeta. E o que está aí incluído? A sobrevivência de cada um dos brasileiros e da humanidade.

Por isso, esta edição da Pensar Verde é voltada para o necessário e difícil debate da renovação do PV. Difícil porque são muitos os pensamentos, as ideias, os quereres – que precisam ser unificados ou harmonizados, saindo do querer individual. Necessário porque é assim que a sigla se apresenta: “PV, um partido necessário” – mas, para isso, é preciso ser necessário de fato.

O importante é não fugir da discussão levantada por nossa matéria de capa, “O PV e o exercício da democracia: a eterna evolução de um partido de vanguarda”. Nela, Ivanilson Gomes (PV-BA), Carla Piranda (PV-RJ), Osvander Valadão (PV-MG), Vera Motta (PV-SP), André Fraga (PV-BA), Eduardo Brandão (PV-DF), Fabiano Carnevale (PV-RJ), Jovino Cândido da Silva (PV-SP), Bruna Caldas (JPV-RJ), Regina Gonçalves (PV-SP) e Marco Antônio Mröz (PV-SP) expõem as suas opiniões e falam sobre a proposta Reinventando o Partido Verde, em andamento.

O tema da mudança prossegue nos três artigos. No primeiro deles, o diretor-executivo da Fundação Verde Herbert Daniel, José Carlos Lima, e o presidente do PV-MS, Marcelo Bluma, escrevem sobre “O futuro dos partidos políticos”. No segundo, “PV de todas e de todos: como rejuvenescer o partido, atrair mais mulheres e diversidade?”, Lohanna França, deputada estadual pelo PV-MG, Mariana Almada, que foi candidata a deputada distrital em 2022 pelo PV-DF, e Luciano Frontelle, diretor executivo da Plant-for-the-Planet Brasil, falam sobre o que é preciso para atrair mais jovens, mulheres e diversidade para o PV.

Por fim, Mariana Perin, secretária Nacional de Comunicação do PV, Rayssa Tomaz, assessora da Liderança do PV na Câmara dos Deputados, Priscila Manso, secretária de Comunicação do PV em Vitória (ES), e a jornalista Wal Lima apresentam o artigo “Um jeito verde de fazer comunicação”.

Na entrevista pingue-pongue, o presidente nacional do Partido Verde, José Luiz Penna, fala sobre o momento do partido no Brasil, o que é preciso para que se desenvolva, quais mudanças devem ocorrer, o que trava o crescimento e como ele vê a proposta Reinventando o PV.

A proposta, aliás, pode ser conhecida na seção Verdes em Ação, onde também pode ser encontrada a Agenda Legislativa Ambiental, do Observatório de Políticas Ambientais (OPA). E “Da cereja ao bolo” é o texto de Fernando Gabeira na seção Solo Fértil. Já a coluna Coleta Seletiva traz dicas de filmes e de livros sobre o tema política. Tudo para ajudar a renovar os pensamentos, arejar as ideias e trazer propostas e soluções para um futuro não apenas de sobrevivência do partido, mas também de crescimento e ascensão.

Acesse a revista on-line ou baixe o PDF e boa leitura!