A família que produz toneladas de comida no quintal de casa

Família Dervaes, que vive na Califórnia, Estados Unidos, produz mais de 2,7 mil quilos de comida por ano no quintal de casa.

A produção urbana de alimentos pode representar a “salvação” para o impasse que se vive com o crescimento das cidades e da população em número inversamente proporcional à produção de alimentos nas áreas rurais.

“A família Dervaes, que vive em Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos, vem colocando em prática técnicas que superam as expectativas. Ele produzem sozinhos, e com técnicas modernas, cerca de 2,7 mil quilos de comida por ano no quintal de casa. O projeto “Urban Homestead” existe como negócio desde 2001, mas a família se dedica ao cultivo de alimentos na área urbana desde os anos 1960.

O jardim, de onde saem os vegetais, frutas, mel e ovos nascidos das galinhas que são criadas no terreno, tem cerca de 370 metros quadrados.”

Os números mostram como um grupo de quatro pessoas pode viver com pouco, agredindo menos o meio ambiente.

Além da subsistência, os Dervaes vendem o excedente da produção e garantem renda extra de cerca de R$ 90 mil por ano.

Menos impacto ambiental

No superjardim dos Dervaes há de tudo. De vegetais à frutas, de ovos de galinha biológicos à flores comestíveis e mel. São mais de 400 produtos com preços de venda abaixo do praticado no mercado comum.

Do ponto de vista ambiental, além de consumir produtos sem ou com menos agrotóxicos, a família instalou painéis solares para fazer funcionar as máquinas agrícolas, com energia renovável. O sistema de irrigação é artesanal, e foi feito com vasos de argila instalados nos canteiros.

Os produtos são cultivados de acordo com a estação e sua venda é estritamente reservada para os restaurantes e moradores da região, eliminando o custo e a poluição gerada com o transporte.

BBC

No Comments

Post a Comment