Projeto doa equipamentos para a criação de hortas em escolas públicas

Uma iniciativa de professores, alunos e funcionários do Campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba, São Paulo, tem auxiliado escolas públicas da região a trabalhar a educação ambiental nos primeiros anos escolares. O projeto Hortas Infantis começou a enviar, na primeira quinzena de setembro, equipamentos para a instalação de hortas a serem utilizadas pela comunidade escolar e seu entorno.

LEIA MAIS

Aprenda a plantar pepinos de forma orgânica

Muitas pessoas têm dúvidas do que pode ou não ser plantado em casa e por falta de informação acabam deixando de plantar diversas cultivares que podem sim serem semeadas em ambientes urbanos, como o pepino, por exemplo. A hortaliça consumida em inúmeros lares brasileiros principalmente em saladas, é extremamente nutritiva, saborosa, rica em água, antioxidantes e minerais.

LEIA MAIS

Projeto Sementes quer levar hortas agroecológicas para escolas do Brasil

Colocar a mão na massa, ou melhor, na terra, é um dos recursos que o Projeto Sementes usa para ensinar alunos e alunas de diferentes regiões do Brasil sobre a importância de uma alimentação saudável, o respeito e conexão com a natureza. Capacitando educadores e ajudando na implementação de hortas nas escolas, o projeto quer ajudar a construir um futuro melhor para as próximas gerações, usando a agroecologia como ponto de partida.

LEIA MAIS

Como plantar alecrim orgânico?

Com origem mediterrânea, o alecrim (Rosmarinus officinalis L.) é um arbusto lenhoso que pode atingir seus dois metros de altura. Velho conhecido de todos, é muito utilizado pelos seus diversos benefícios medicinais, como no estímulo da circulação sanguínea, no auxílio do combate à depressão, inflamações, no alívio dos sintomas de gripe e resfriados. O alecrim também é apreciado pela indústria de cosméticos, perfumaria, higiene pessoal, utilizado como repelente e na culinária, entre outros usos.

LEIA MAIS

PANC para cultivar em casa – e seus benefícios para a saúde

Manter uma alimentação equilibrada está entre os principais fatores que podem prevenir doenças e ampliar a qualidade de vida da população em todas as idades. Isso implica, muitas vezes, em mudança de hábitos. Você já ouviu falar, por exemplo, em PANC? Inseri-las no seu cardápio semanal pode trazer diversos benefícios para a saúde.

LEIA MAIS

Agrivalle aposta na agricultura regenerativa para cultivar o futuro

Em tempos de grandes transformações no mundo, a agricultura está na vanguarda de uma evolução inevitável – produzir mais, de forma saudável, usando menos recursos naturais e ‘devolvendo à terra’ o que ela nos proporciona. Para tomar a dianteira rumo à “Agricultura 6.0”, a Agrivalle aposta forte nos sistemas regenerativos. 

LEIA MAIS

5 alimentos detox que ajudam a limpar nosso corpo

Cada vez mais consumimos alimentos que passam por diversos processos entre a colheita e a nossa mesa. Os alimentos industrializados e ultraprocessados são consumidos quase que diariamente e trazem riscos graves, como alterações hormonais, ausência de nutrientes importantes para a saúde e aumento da produção de radicais livres. Comer assim favorece o envelhecimento precoce das nossas células e causa diversas sobrecargas no corpo.

LEIA MAIS

Como plantar hibisco de forma orgânica

O hibisco (Hibiscus sabdariffa) é uma planta muito conhecida devido às suas propriedades medicinais, mas também tem usos ornamental, têxtil e culinário. Conhecida popularmente como caruru-azedo, azedinha, quiabo-azedo, quiabo-róseo, quiabo-roxo, rosélia e vinagreira, a espécie é muito usada na preparação de chás e sucos.

LEIA MAIS