Partido Verde comemora 28 anos

O PV surgiu falando de coisas novas e avançadas para os anos 80. Já são 28 anos, neste 17 de janeiro, defendo um futuro feliz e comum a todos. Hoje, o que era uma utopia de poucos virou desejo mundial: desenvolvimento com respeito ao meio ambiente e com distribuição de renda.

Os alertas sobre os perigos das “mudanças climáticas”, que os verdes anunciavam e que eram tratados como exagero e alarmismo, viraram consenso entre cientistas e autoridades dos organismos internacionais. O debate sobre as drogas, que nos custou anos de discriminação, volta à agenda mundial e torna-se agenda de políticas públicas em países importantes como Estados Unidos e Uruguai.

Avançamos muito, mas precisamos avançar mais e com rapidez. Se em muitos países as nossas teses hoje são realidades, no Brasil houve retrocessos. O governo apostou no mercado e no consumismo, degradando a vida das pessoas e do meio ambiente. O reflexo desta aposta está nas cidades: carros, poluição, desastres urbanos, violência e tráfico intenso de drogas pesadas e, consequentemente, de armas.

Vamos comemorar os 28 anos de jovialidade madura, com debates e mobilizações, para compor uma pauta nacional de soluções para os problemas brasileiros. Um futuro melhor para o nosso país.