Penna lança Frente Parlamentar Franco Montoro em Defesa do Parlamentarismo

Na manhã desta quinta-feira (16/7) foi lançada na Câmara dos Deputados, em Brasília, a Frente Parlamentar Franco Montoro em Defesa do Parlamentarismo, sob coordenação de José Luiz Penna, presidente do Partido Verde. Abrindo a fala, Penna relembrou que o Parlamentarismo é uma velha bandeira do Partido Verde e que chegou a hora de discutir o tema com profundidade. “Vamos ouvir com calma as propostas para chegar no parlamentarismo que queremos para nosso país”, declarou. O verde afirmou ainda que a criação da Frente não é uma corrida de 100 metros, mas sim uma maratona, “pois não podemos correr o risco de um novo plebiscito, no qual a população não saiba o que é o parlamentarismo e vote não de novo”, alertou o verde.

O líder da bancada, deputado Sarney Filho (PV/MA) afirmou que o parlamentarismo é a forma de governo mais adequada para o Brasil. “Acho que mais uma vez o PV sai na frente com ideias modernas, contemporâneas e soluções para as crises futuras”.

Eduardo Jorge (PV), ex-candidato à Presidência e autor da PEC 20/95, que propõe a implantação do sistema de governo no Brasil, foi enfático em sua fala ao afirmar que “o parlamentarismo porque é o passo mais avançado na governança democrática da história da humanidade”. Segundo Eduardo, esse é um momento importante em que muitos partidos estão relançando esse debate.

Roberto Freire (PPS/ também esteve presente e relembrou a figura que foi Franco Montoro, homenageado pela Frente Parlamentar. André Franco Montoro foi um parlamentarista convicto e questionava a centralização política ao defender o parlamentarismo. Para ele, a permanente barganha entre o Poder Executivo e o Legislativo gerava hábitos institucionalizados de corrupção. Montoro acreditava que a adoção do parlamentarismo representaria um passo importante para o aperfeiçoamento da democracia no Brasil.

Frente Parlamentar Franco Montoro – A Frente Parlamentar Franco Montoro em Defesa do Parlamentarismo foi criada no final de junho e conta com adesão de 225 parlamentares entre deputados e senadores. Tem por objetivo acompanhar as atividades do Congresso Nacional relacionadas ao tema e atuar conjuntamente com a sociedade civil no apoio a políticas públicas, programas e ações governamentais e não governamentais que visem a implantação desse sistema de governo no Brasil.

Larissa Itaboraí