• Home
  • Quem Somos
  • Partido Verde
  • Notícias
  • Eventos
  • Biblioteca
  • Transparência

Os riscos de comprar animais em pet shops

03 set 2013
Animais, blog
Comentários: 1
animais, exclusivo FVHD, pet shop, proanima, Valéria Sokal

Em entrevista exclusiva à Fundação Verde, a diretora administrativa da organização não governamental brasiliense ProAnima, Valéria Sokal, respondeu algumas perguntas relacionadas ao comércio de animais em feiras e pet shops, considerados impróprios devido a maneira com que o animal é exposto.

De acordo com Valéria, as pessoas que tiverem interesse em obter um animal devem fazer uma ampla pesquisa antes da aquisição. Ela aponta, por exemplo, alguns cuidados que as pessoas devem ter ao adquirir animais, como o nível de atividade do bichinho, o seu temperamento, além de contabilizar as despesas geradas pelo animal. Animal não é brinquedo.

Confira abaixo a entrevista completa.

Fundação Verde: De acordo com a apuração da Fundação Verde Herbert Daniel, a Ong ProAnima defende a suspensão da venda de animais em feiras. Porém, a venda de animais em pet shops também é bastante questionada pela maneira com que os animais são expostos e tratados. Qual é a principal justificativa para essa defesa?

Valéria – ProAnima: São várias as razões pelas quais a ProAnima é contra a venda de animais em feiras e pet shops. As pessoas vêem o animal, gostam e acabam comprando por impulso seu ou de seus filhos. Antes de ter um animal, a pessoa/família precisa avaliar aspectos como:

Se o orçamento comporta e a família está disposta a arcar com as despesas necessárias para manter o animal: vacinas anuais, vermífugos, proteção contra pulgas, carrapatos e o mosquito transmissor da leishmaniose, além de assistência veterinária. Outro ponto é com relação a rotina. Ter um animal altera a rotina. É importante ter horário para dar o alimento, água limpa, recolher as fezes. Se for um cão, levá-lo para passear e se exercitar. Se mora em apartamento, pensar no tempo que o animal ficará sozinho diariamente.

Outro aspecto importante a levar em conta é que este animal viverá por uma certa quantidade de anos e a família deve estar ciente disso e disposta a mantê-lo consigo, mesmo quando muda de residência. Infelizmente, muitas pessoas só se lembram do animal nas vésperas da mudança, para descobrir que não terá lugar para ele.

Para aqueles pais que cedem ao desejo dos filhos de ter um animal, lembrar que criança não cuida. Por mais que os filhos prometam que vão cuidar, passada a novidade, seu interesse passa para outras coisas. Mesmo em casos de filhos adolescentes. Sempre sobra para os pais! Um animal é outro filho em termos de trabalho para os pais. Um adulto precisa supervisionar e orientar a relação da criança com o animal, cuidar da alimentação, controle de vacinas, vermífugos, saúde do animal, medicações quando necessário. Animal não é brinquedo! Se os pais não têm tempo para arcar com mais esse trabalho que é cuidar de um animal, é uma ótima oportunidade para os pais ensinarem os filhos que só se tem animais quando se pode cuidar adequadamente deles!

Outra questão é que filhotes não devem ser expostos em feiras pelo altíssimo risco de contraírem doenças infectocontagiosas como cinomose, parvovirose. A família compra um animal aparentemente sadio, leva para casa e, uns dias depois o animal começa a apresentar sintomas da doença. Além do risco da doença, há o estresse pelo qual os filhotes passam ao saírem de junto da mãe, do seu local, ficarem numa gaiola, com muitas pessoas ao redor, muitas vezes no sol, sem água. O melhor a fazer é conhecer o animal no seu local, junto da mãe, ver como ela é tratada, como é a higiene do local. Caso contrário, a pessoa corre o risco de comprar um problema, além de incentivar esses comerciantes inescrupulosos, que vêem no animal nada mais do que um produto.

Para finalizar, nada é mais encantador que um filhotinho. Mas, eles crescem! Ao levar para casa, não fazem suas necessidades no local adequado, roem aquele seu sapato novo, seu chinelo preferido, os móveis. São cheios de energia! Filhotes precisam ser educados, é preciso ter paciência para ensiná-los a fazer suas necessidades no local adequado, precisam comer várias vezes ao dia, brincar, além disso, eles choram.

Fundação Verde: A ProAnima auxilia pessoas que não queiram mais seus animais de estimação? Vocês recebem demanda nesse sentido?

Valéria – ProAnima: Infelizmente recebemos diariamente pedidos para receber animais de pessoas que não os querem mais. Muitas vezes, diante das primeiras dificuldades, as pessoas desistem de seus animais. Orientamos para que repensem, busquem uma solução para contornar os problemas e fiquem com seus animais. Caso não seja possível, que pelo menos busquem um bom e responsável adotante e acompanhem essa adoção para ver se o animal está sendo bem tratado. Outro problema comum são pessoas que não castram seus animais que acabam procriando. Na primeira ninhada dão para os amigos, conhecidos, mas logo não há ninguém mais a quem doar. Aí querem “doar” a ninhada para a ProAnima. Não se dão conta que, em poucos meses, estarão enfrentando o mesmo problema. Castrar seu animal, além de dar saúde a ele, dá tranquilidade ao seu guardião!

Fundação Verde: Quais ações podem ser feitas para diminuir a venda indiscriminada e o consequente abandono desses animais?

Valéria – ProAnima: Primeiro, jamais comprar um animal em feira ou pet shop. Quer mesmo um animal de raça, procure antes informar-se sobre a raça, suas necessidades, características, temperamento, nível de atividade que o animal requer, tempo médio de vida e aí ver se está de acordo com seu estilo de vida. Informar-se sobre as despesas de manutenção desse animal, planos futuros e se há realmente lugar para esse animalzinho como membro da família. Quando for mudar de casa, procure um lugar que dê para todos! Animal não é brinquedo, não é um objeto que se repassa para outro quando não nos serve mais. Ele sente, apega-se a sua família humana, sofre a rejeição!

A sociedade pode ajudar evitando comprar em estabelecimentos que vendem animais.

Larissa Itaboraí

Comentários: 1

  1. Publicado Paulo Gastardelli 23 ago 2016 at 16:53 Comentário

    IBGE fará censo de animais de estimação
    Pesquisa ajudará a determinar número de cães e gatos domiciliados no Brasil, onde certamente nos ajudará a ter uma visão bem mais abrangente dos problemas relacionados à abandono de animais e maus tratos.

Comente! Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

  • Seminário Renovando as Políticas Sustentáveis Cearenses
    Palestra da filósofa Terezinha Rios sobre Ética e Vida Política. Link para a transmissão ao vivo: ... Leia Mais!
  • Entrevista - Alternativa Telhados Verdes
    Interessada em saber mais sobre os benefícios da instalação de telhados verdes nos centros urbanos, a equipe ... Leia Mais!
  • Bancada do PV pede apuração de possível fraude na indústria automobilística brasileira
    Conforme amplamente divulgado pela imprensa, a Volkswagen, empresa de carros mundialmente conhecida, usou ... Leia Mais!
  • 78% dos brasileiros consideram os agrotóxicos inseguros

    Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (24/7) mostra que 78% dos brasileiros ... Leia Mais!

  • Terceiro módulo do Curso de Formação Política, Ambiental e Cidadã em Florianópolis
    Nesse sábado e domingo (16 e 17/7), a partir das 8h30, acontece em Florianópolis, o terceiro módulo do Curso ... Leia Mais!
  • Cientistas identificam 15 novas espécies de aves na Amazônia
    RIO - A Amazônia acaba de dar mais uma amostra de que é um enorme celeiro de biodiversidade, cujo dia mundial ... Leia Mais!
  • Crise na Amazônia gera debates e união de forças
    Em um esforço para encontrar caminhos para rever a situação do Fundo Amazônia e, também, da destruição da ... Leia Mais!
  • Oceanos 'recebem 8 milhões de toneladas de plástico por ano'
    Cerca de 8 milhões de toneladas de lixo plástico são lançadas nos oceanos anualmente, segundo cientistas. ... Leia Mais!
  • Eduardo Jorge realiza palestra em João Pessoa
    Na próxima sexta-feira, 09 de maio, Eduardo Jorge chega a João Pessoa, Paraíba, onde realiza a palestra “Viver ... Leia Mais!
  • Conferência do Meio Ambiente
    Considerada, pelo próprio governo, a maior conferência já realizada no Brasil, a IV Conferência Nacional do ... Leia Mais!
  • Viver Bem, Viver Verde - BH
    Formando líderes para um Brasil sustentável. Leia Mais!
  • Hamburgo quer tirar carros das ruas em 20 anos
    A prefeitura de Hamburgo começou 2014 decidida a acabar com a dependência de carros para se locomover pela ... Leia Mais!
  • Um ano de racionamento de água no Distrito Federal
    Segundo relatório da Adasa, o desabastecimento gerou bons resultados, o mês de dezembro e as primeiras semanas ... Leia Mais!
  • Desmatamento na Amazônia cresceu 88% em um ano
    O desmatamento na Amazônia, em queda desde 2004, voltou a crescer. É o que mostra um conjunto de dados ... Leia Mais!
  • Programa Lixo Zero no Rio de Janeiro
    RIO - Sessenta e três pessoas foram multadas ao serem flagradas jogando lixo nas ruas do Centro do Rio até as ... Leia Mais!
  • Eco Pacto - Um pacto por uma cidade sustentável
    Nesse sábado (11), a partir das 14h30, a cidade de Natal (RN) recebe uma palestra sobre a Cidade Sustentável. ... Leia Mais!
  • PV, PSB, PPS e SD buscam juntos soluções para a maior crise da história
    Fórum suprapartidário reúne contribuições para mudanças efetivas na democracia do Brasil e aponta a Reforma ... Leia Mais!
  • Projeto Pomar Urbano ensina como devolver vida a um rio
    Utilizado durante anos de forma insustentável, o rio Pinheiros, em São Paulo, passou de ponto de lazer a fonte ... Leia Mais!
  • Brasil pode ficar até 6ºC mais quente em 2100
    A temperatura média em todas as grandes regiões do Brasil será de 3º a 6ºC mais elevada em 2100 do que no ... Leia Mais!
  • Nota do Partido Verde sobre seu 33º aniversário
    Comemoramos nosso 33º aniversário com o sentimento de que devemos seguir lutando, pois desde nossa criação ... Leia Mais!

Voltar

Arquivos

Conecte-se

Notícias

  • Seminário Renovando as Políticas Sustentáveis Cearenses
    Seminário Renovando as Políticas Sustentáveis Cearenses

    Palestra da filósofa Terezinha Rios sobre Ética e ...

    23 nov 2019  /  Leia Mais!
  • Liminar suspende a liberação de 63 agrotóxicos
    Liminar suspende a liberação de 63 agrotóxicos

    Ação popular apresentada no final de setembro pelo ...

    21 nov 2019  /  Leia Mais!
  • Conheça as principais diretrizes da reunião da Executiva Nacional do PV
    Conheça as principais diretrizes da reunião da Executiva Nacional do PV

    As bandeiras do partido são a crise do clima, o ...

    29 out 2019  /  Leia Mais!

Fotos

Contato

© Fundação Verde Herbert Daniel.
  • Home
  • Quem Somos
  • Partido Verde
  • Notícias
  • Eventos
  • Biblioteca
  • Transparência