Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Projeto Gênero e Diversidade chega nas escolas fluminenses

Na próxima segunda-feira (23), a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (SEMED), Rio de Janeiro, inicia o curso Dinâmica cultural e valorização da diversidade: a importância de se falar em gênero, sexualidade e relações étnico-raciais na escola. Desenvolvido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e com apoio da Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD), o curso tem como objetivo contribuir para a formação e sensibilização de professores e profissionais da educação pública no entendimento da diversidade e de uma cidadania plena a todos os estudantes nas temáticas transversais de gênero, orientação sexual e raça/etnia.

As aulas terão início dia 23/11 e irão até março de 2016. As inscrições serão realizadas no dia da aula inaugural, que ocorrerá a partir das 9h no campus São Gonçalo da UERJ. As aulas serão ministradas por diferentes professores especialistas nas temáticas citadas. O curso terá carga horária de 40 horas, divididas entre 8 encontros e estudos dirigidos. A UERJ concederá certificados a quem tiver frequência integral. Segundo Washington Castilhos, pesquisador da UERJ, “episódios de intolerância por orientação sexual e gênero e por cor/etnia ocorridos na forma da homofobia, do racismo e da violência contra a mulher tanto na sociedade como dentro das escolas, chamam a atenção para o grau de desinformação da população brasileira em relação à diversidade cultural, étnica e sexual existente no Brasil”.

Dora Cordeiro, secretária nacional de Diversidade e Direitos Humanos do Partido Verde, fez uma observação sobre a persistência de situações de desigualdades salariais entre homens e mulheres, baixa representatividade feminina nas esferas do poder e na política, além de altas taxas de assassinatos de homens jovens (especialmente os negros das periferias) e de violência e discriminação contra pessoas LGBT. “Uma mudança nesse quadro só será possível através da Educação”, finalizou.

Serviço:

Projeto Gênero e Diversidade nas escolas fluminenses

Data: de 23/11 até março.

Local: Campus São Gonçalo – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Horário: A partir das 9h