Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

QUAL A SUA BANDEIRA?

Todo cidadão pode assumir uma causa e lutar por melhorias.

Durante as campanhas para as eleições, os candidatos surgem com diversas propostas, muitas delas inviáveis, seja por questões de orçamento ou por outros fatores. São várias as promessas falsas, feitas apenas para tentar ser eleito. Depois, tudo é deixado de lado, as promessas não vão adiante e o eleitor fica com aquele gosto de ter sido traído mais uma vez.

Por outro lado, existem muitas bandeiras urgentes, necessárias e factíveis que podem ser levantadas, e não somente por candidatos, mas também pelos cidadãos. Não é necessário que se façam grandes ações nesse caso. Basta começar aos poucos, muitas vezes na própria casa, na rua, no bairro, na escola do filho ou na creche, em um hospital e por aí afora.

Mas se você quiser ampliar esse trabalho, crie grupos comunitários, faça reuniões, determine metas ou veja com o prefeito da sua cidade como participar da gestão local. A gestão participativa é um importante instrumento a ser usado para melhorar as comunidades, a educação, a saúde, a cidade como um todo e, também, para acompanhar as ações dos gestores, se são eficientes, se vêm dando resultados ou se o dinheiro público está indo para o lixo.

Os gestores, sejam eles prefeitos, secretários, governadores, têm grande responsabilidade, sim, e muito a cumprir, mas nós também podemos fazer a nossa parte. Então, qual a sua bandeira?