Reflexões sobre eleições e política no Brasil

Na Pensar Verde deste mês, leia sobre partidos versus movimentos de renovação, mídias sociais e eleições, luta das mulheres para ocupar espaço na política e religiões na política.

Ninguém tem dúvida de que este ano é um dos mais atípicos da história da humanidade e, claro, do Brasil. Para completar, além da pandemia, o país terá em novembro suas eleições municipais. Por isso, o Conselho Editorial da Pensar Verde entendeu ser o momento ideal para debater temas essenciais não somente para as eleições, mas também para o bom andamento do processo político nacional e, consequentemente, da democracia brasileira.

Nosso tema de capa debate a questão dos “Partidos políticos versus movimentos de renovação”. Humberto Dantas, cientista social, doutor em Ciência Política pela USP e pesquisador da FGV-SP, joga lenha na fogueira, faz vários questionamentos, levanta o debate e, também, traz suas conclusões, tanto sobre os movimentos quanto sobre a relevância ou não dos partidos no Brasil. Tem espaço para os dois? Os partidos ainda têm fôlego? Nossa juventude é de fato renovadora?

“Reflexões sobre eleições e política no Brasil” contempla três assuntos também de fundamental importância. As deputadas estaduais Cláudia Lelis (PV-TO), Teresa Britto (PV-PI) e Betânia Almeida (PV-RR), além da secretária do PV Mulher no Pará, Cristina Vasconcelos, idealizadora de um seminário realizado pela Fundação Verde em agosto a respeito do tema, compartilham suas histórias e falam sobre “A difícil luta das mulheres no Brasil para ocupar espaço na política”.

Em seguida, Marcela Tanaka, pesquisadora e doutoranda em Ciência Política pela Unicamp, discorre sobre a questão da pressão política exercida pelas religiões no artigo: “Religião e política se misturam?”. Enquanto isso, o consultor político Fred Perillo discorre sobre “A influência das mídias sociais e do WhatsApp nas próximas eleições”. Ele questiona se o peso dessas mídias nas eleições deste ano será realmente tão grande quanto o que se acredita. Também fala do corpo a corpo, se vai ou não ocorrer e como, entre outras questões.

Já a matéria “Audiência de cursos realizados pela Fundação Verde reflete a importância da formação de líderes”, da nossa seção “Verdes em Ação”, apresenta os númeos do Curso Preparatório para as Eleições Municipais de 2020, que foi realizado de julho a setembro em três modalidades: Cidades Verdes, Dicas de Campanha e Atualidades, em várias plataformas digitais.

Por fim, o entrevistado desta edição é o presidente do PV em Mato Grosso do Sul e candidato a prefeito de Campo Grande (MS), Marcelo Bluma. Ele traz seu ponto de vista a respeito dos desafios da gestão urbana no pós-pandemia e adentra temas como crise climática, mobilidade urbana, moradia acessível, desemprego, inclusão digital nas escolas públicas, gestão participativa, lixo e crise climática.

O espaço é pouco para o que se tem para falar sobre esses assuntos, pensamentos necessários e urgentes. Mas ficam aqui sementes para debates e, quem sabe, desenvolvimentos mais aprofundados. O certo é que o país precisa de reflexões como essas, importantes para sua renovação política e para a retomada de uma ampla e verdadeira democracia.

Acesse a revista e tenha uma boa leitura!