Renda básica emergencial: veja como se cadastrar

Desde as 9h de hoje (7/40), entre 15 e 20 milhões de trabalhadores informais não inscritos em programas sociais já podem baixar o aplicativo da Caixa Econômica Federal e se cadastrar para receber a renda básica emergencial.

O auxílio – de R$ 600 ou de R$ 1,2 mil, para mães que cuidam sozinhas de suas famílias – será pago por pelo menos três meses para compensar a perda de renda decorrente da pandemia de coronavírus.

Mas atenção!Procure caminhos seguros. Evite fraudes. A Caixa Econômica Federal disponibilizou um vídeo com o passo a passo para você se cadastrar com segurança. Tudo é feito pelo celular, basta baixar o aplicativo.

Assista ao vídeo e veja como baixar o app e se cadastrar.

Acesse a loja de aplicativos no seu celular e baixe: CAIXA / AUXÍLIO EMERGENCIAL.

Dúvidas, acesse: https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio

Veja exemplos de telas aqui antes de acessar no seu celular:

Devem se cadastrar trabalhadores autônomos não inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e que não pagam nenhuma contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Quem não sabe se está no CadÚnico pode conferir a situação ao digitar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no aplicativo.

Quem contribui para a Previdência como autônomo ou como microempreendedor individual (MEI) já teve o nome processado pela Caixa Econômica e está automaticamente apto a receber o benefício emergencial.

Veja, aqui, imagens de alguns dos aplicativos falsos: