Salvador inicia fase de testes com ônibus elétrico

De 3 a 21 de dezembro o Eco-ônibus K9 – ônibus elétrico – estará operando em fase de testes na capital baiana, cruzando quase toda a orla de Salvador pela linha Aeroporto-Lapa. Segundo o secretário da Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes, do Partido Verde da Bahia, o custo desse ônibus é mais caro, porém ele se paga em um período muito curto. Não vai ter gasto com combustível e sim com energia, que no final é menor. “Para nós, trazer Salvador para uma realidade mais moderna, é um passo importante”, comemora o secretário. A população poderá participar dos testes pagando a tarifa convencional de R$ 2,80.

O ônibus elétrico, considerado não poluente, é produzido pela empresa chinesa Build Your Dreams (BYD) e tem como diferencial a ausência de barulho. Segundo a Secretaria da Cidade Sustentável (Secis), o veículo tem autonomia de 250 km com período de carregamento de quatro horas, capacidade para 76 passageiros e é adaptado para portadores de deficiência, com rampas de acessibilidade e área específica para cadeirante. O veículo azul de 12 metros de cumprimento e 2,5 de largura, chama a atenção por onde passa.

O desempenho do veículo será avaliado pela prefeitura juntamente com as empresas de ônibus. Segundo a Secis, caso o ônibus seja aprovado e haja mudança na frota da capital baiana, o valor da tarifa não será reajustada. O Eco-ônibus é alimentado por baterias de fosfato de ferro e foi o mais bem avaliado em testes desenvolvidos em cidades da América Latina. Além disso, só se move quando todas as portas estão fechadas. O motorista também conta com sistema de vídeo para ré e para acompanhar o movimento na parte traseira.

Segunda cidade brasileira e primeira da região nordeste a disponibilizar esse tipo de veículo, Salvador tem orgulho de ter levado à população essa iniciativa. A primeira viagem do ônibus teve a participação dos secretários municipais da Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes (PV/BA), de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia (DEM/BA), a imprensa local e representantes da BYD e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Seteps).

por Larissa Itaboraí