Seminário é realizado no Ceará à luz do método Paulo Freire

O educador, que queria despertar o ser político que há em cada um, é fundamental neste momento

A Fundação Verde Herbert Daniel realizou, no dia 13 de julho, o seminário “A arte da comunicação e do diálogo: divulgue os valores e princípios do Partido Verde à luz de Paulo Freire”.

O evento, que ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, teve como palestrante a professora dos cursos de pós-graduação em Relações Humanas e Dinâmicas Grupais e em Educação Biocêntrica nas universidades estaduais Vale de Acaraú (UVA) e do Ceará (UECE), Ruth Cavalcante, graduada em Psicopedagogia na Escola Superior de Pedagogia Social de Colônia (Alemanha).

Propagadora do método Paulo Freire de ensino, Ruth Cavalcante não poderia mesmo ter feito uma palestra convencional. Para levar conhecimento, convidou os participantes a realizarem uma série de atividades coletivas, se integrando e trocando experiências, fazendo com que todos ensinassem e, também, aprendessem.

E aprendessem o quê? Exatamente os valores e os princípios do Partido Verde. Para o presidente do PV no estado, Marcelo Silva, o grande desafio, neste momento, “é a falta de consciência política da sociedade”. Por isso, Paulo Freire, que queria despertar o ser político que há em cada um, é tão fundamental neste momento.

Metodologia da igualdade – Na hora de ensinar, de transmitir conhecimento, o educador tinha uma “metodologia pé no chão, em que todos são iguais. Não tem cabeceira, é um círculo”, explica Marcelo Silva. Em outras palavras, o método Paulo Freire estimula o ensino mediante a discussão das experiências de vida de cada um.

Para o filósofo, um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, não bastava apenas saber ler e escrever, mas fazer uso social e político desse conhecimento no cotidiano. O educador também entendia que não há conhecimento pronto, acabado.

Exatamente pelo momento por que passa o Brasil, para Marcelo Silva, seria interessante que a ideia do seminário se disseminasse por todo o Partido Verde: “Quisera que todo mundo do PV fizesse algo semelhante”.

A conferência é parte do projeto Renovando as Políticas Sustentáveis Cearenses. Mais dois eventos, com temas distintos, ainda serão realizados, um em setembro e outro em outubro. A participação é gratuita, basta se inscrever nafanpage do projeto no Facebook.

Fotos do Seminário Renovando as políticas sustentáveis cearenses

PV Ceará