Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Quando perdemos espécies, ecossistemas inteiros podem ser deteriorados e desaparecer”

O Dia Mundial da Vida Selvagem 2022 destaca a urgência de reverter o destino de espécies ameaçadas e restaurar seus habitats e ecossistemas  “O Dia Mundial da Vida Selvagem é uma oportunidade para celebrar a vida selvagem e a natureza da qual todos dependemos. Quando perdemos espécies, ecossistemas inteiros podem ser deteriorados e desaparecer. Precisamos de…

Read more

Semana de Proteção à Fauna: é urgente falar sobre atropelamento de animais nas estradas

A cada segundo, 17 animais silvestres são mortos por veículos em vias e rodovias brasileiras A Semana de Proteção à Fauna é celebrada anualmente de 4 a 10 de outubro no Brasil como uma tentativa de direcionar a atenção para a fauna brasileira e sua importância no desenvolvimento de ecossistemas saudáveis. Muitas são as ameaças aos…

Read more

Marcha pelos animais marca o 7 de setembro na Europa, América do Norte, Ásia e Oceania

Muito além da dieta vegana, ativistas reuniram-se para pedir direitos iguais e liberdade a todos os animais, humanos e não humanos. No dia 7 de setembro, 43 cidades espalhadas pelo mundo participaram de uma marcha diferente da que o Brasil está acostumado a ver nesse mesmo dia. Desde 2016, milhares de pessoas participam da Marcha Oficial…

Read more

Estudo pioneiro mostra a responsabilidade do comércio global na extinção de espécies animais no mundo

Pelo menos um terço das ameaças à biodiversidade em todo o mundo estão vinculadas à produção para o comércio internacional. A correlação entre a cesta de compras dos países mais consumidores e as severas pressões que massacram os tesouros naturais foi traçada com clareza no estudo divulgado esse mês pela revista Nature Ecology & Evolution. O…

Read more

Planeta Vivo 2016 – “A vida selvagem está desaparecendo das nossas vidas num ritmo sem precedentes”

Relatório divulgado na última semana pelo WWF mostra que, desde o final da década de 1950, cerca da metade das savanas e das florestas naturais do Cerrado foram convertidas para a agricultura. De acordo com o Relatório Planeta Vivo 2016 divulgado internacionalmente na última sexta-feira (28) pelo WWF, as atividades não sustentáveis de agricultura, especialmente a…

Read more

“No Brasil, o fenômeno do desaparecimento e da extinção massiva de abelhas vem se registrando em praticamente todos os estados do país, sendo os pesticidas a principal causa”

A produção e o abastecimento de alimentos no mundo está intimamente relacionado à continuidade das espécies de animais polinizadores, como abelhas, moscas e borboletas. Com o constante e abusivo uso de agrotóxicos nas plantações, mesmo àqueles considerados altamente nocivos e proibidos em muitos países, o desaparecimento e até mesmo a extinção desses animais tem sido…

Read more

Em entrevista exclusiva, Vera Motta defende “um novo modelo de convivência”

A equipe de reportagem da Fundação Verde Herbert Daniel entrevistou Vera Motta, advogada responsável pela secretaria de Assuntos Jurídicos do Partido Verde e estudiosa do meio ambiente e seus direitos. Vera, além de ser uma das fundadoras do Partido é uma das mais atuantes militantes do PV. A pauta diz respeito a iminente extinção dos orangotangos…

Read more

Os riscos de comprar animais em pet shops

Em entrevista exclusiva à Fundação Verde, a diretora administrativa da organização não governamental brasiliense ProAnima, Valéria Sokal, respondeu algumas perguntas relacionadas ao comércio de animais em feiras e pet shops, considerados impróprios devido a maneira com que o animal é exposto. De acordo com Valéria, as pessoas que tiverem interesse em obter um animal devem…

Read more

Como tratamos nossos animais?

A aquisição de um animal por impulso consumista, estimulado pelas vitrines de pets shops, faz com que o abandono seja cada vez mais frequente no Brasil. Nos últimos anos, o aumento da renda média dos brasileiros e o forte apelo emocional têm transformado o mercado pet num verdadeiro sucesso. Produtos para o conforto e o bem-estar…

Read more

Latidos no centro cirúrgico

Lince de Souza Soeiro estava prestes a entrar na faca. Sedada sobre a mesa cirúrgica, em breve teria um tumor retirado da parte lateral do tórax. Para aproveitar o ensejo, na mesma operação também teria o útero e os ovários removidos. O cirurgião Cauê Toscano, coordenador do serviço de cirurgia e oncologia, estava pronto para…

Read more