Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conheça a “Proposta para um Brasil verde” lançada na sexta-feira pela Fundação

A Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD) lançou, na sexta-feira (19/11), em evento online, a “Proposta para um Brasil verde”. Elaborado sob a consultoria do jornalista e ambientalista Fernando Gabeira, o caderno aponta caminhos para que o país retome a preservação do meio ambiente, restaurando a imagem nacional no exterior. O documento ressalta, ainda, a importância…

Read more

Lei que remunera por serviços ambientais é importante vitória

Agricultura familiar, povos indígenas e comunidades tradicionais terão prioridade. Projeto da deputada Leandre dal Ponte alerta para a proteção de nascentes “A publicação da Lei 14.119, de 13 de janeiro de 2021, materializa importante vitória em termos da efetiva proteção ambiental e da valorização da floresta em pé”, avalia em nota técnica e jurídica a Liderança…

Read more

4 atitudes para ajudar o oceano

Estamos oficialmente na Década dos Oceanos. Entre os anos de 2021 e 2030, países do mundo inteiro estão reunindo esforços para colocar em prática ações que realcem a importância do oceano para a sociedade e contribuam com a saúde do ambiente costeiro-marinho – é a  Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Em dezembro de…

Read more

Uma ciranda para saudar a Terra

Em meio ao momento pelo qual o Brasil vem passando, de destruição da natureza, de desmantelamento dos dispositivos legais de proteção ao meio ambiente, a Fundação Verde Herbert Daniel levanta a voz em defesa de nossas matas, florestas, cerrados, mangues, rios, córregos, de todos os nossos biomas. Um canto forte de esperança, de luta, para…

Read more

A boiada impiedosa que esmaga os biomas brasileiros

O governo federal continua empenhado na missão que se propôs desde a época de campanha de destruir os biomas nacionais. Na segunda-feira (29/9), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, conseguiu passar mais uma boiada – o que, aliás, ele já havia declarado que faria, até porque, segundo ele, a pandemia é um motivo bom…

Read more

A invenção que permite converter água do mar em água potável em apenas meia hora, de forma sustentável

Uma equipe internacional de pesquisa desenvolveu uma tecnologia pioneira que pode tornar grandes volumes de água do mar seguros para beber em menos de 30 minutos. Com uso de energia solar, este avanço tecnológico pode fornecer água potável a milhões de pessoas em todo o mundo usando energia de forma mais eficiente do que as práticas…

Read more

Mudança climática na Bacia do Rio Doce ameaça comunidades e ecossistemas

O aumento do risco de mudança climática deixa as comunidades do Rio Doce mais vulneráveis a eventos como inundações, deslizamentos de terra e erosão costeira, indicando a necessidade de políticas e investimentos para gerar resiliência institucional e social para a adaptação à mudança climática, principalmente no que diz respeito à saúde humana e à saúde dos ecossistemas. O relatório destaca ameaças relacionadas…

Read more

Desmatamento eleva em 100 vezes o custo do tratamento da água

Além de alterar o ciclo de chuvas, prejudicar a recarga de aquíferos subterrâneos e, consequentemente, reduzir os recursos hídricos disponíveis para o abastecimento humano, o desmate da vegetação que recobre as bacias hidrográficas tem forte impacto sobre a qualidade da água, encarecendo em cerca de 100 vezes o tratamento necessário para torná-la potável. O alerta foi…

Read more

Água: tome uma atitude

O desenvolvimento da humanidade sempre esteve associado aos usos da água e por muito tempo convivemos com a falsa idéia de que havia muita água no Planeta. Afinal, mais de 70% da superfície da Terra é coberta por água. Só que a maior parte é salgada e somente 2,7% é doce. Além disso, a distribuição…

Read more