Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Pesquisa da Anistia Internacional traz dados desanimadores sobre os direitos humanos no Brasil

O Informe 2021/2022, divulgado em 29 de março, aponta violações de direitos humanos, devastação do meio ambiente e má-gestão da pandemia no Brasil A Anistia Internacional divulgou no dia 29 de março o Informe 2021/2022 com a análise de estudos realizados em 154 países baseando-se em três eixos: saúde e desigualdades, espaço cívico e rejeição…

Leia mais

Mulheres no poder

“Dias mulheres virão”: a luta política feminina movida pela esperança em dias melhores “Dias mulheres virão”. Uma frase recorrente nos cartazes feministas em manifestações do Dia Internacional das Mulheres dos últimos anos reflete a urgência delas, movidas pela esperança em dias melhores, em lutar contra o governo fascista de Jair Bolsonaro, manter e ampliar direitos, promover…

Leia mais

Dia da Consciência Negra: por uma educação antirracista

O persistente imaginário do Brasil como democracia racial nos aponta a urgência e a necessidade de uma educação antirracista Duas frases marcaram bastante o início da minha jornada de aprendizado antirracista. A primeira foi da maravilhosa feminista, professora e filósofa estadunidense Angela Davis – “Numa sociedade racista, não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”.…

Leia mais

#coronavirus Violência doméstica: quarentena pode elevar número de casos

Pessoas de todo o mundo se encerraram em suas casas por causa da quarentena, a principal forma de conter a propagação do coronavírus. Mas, infelizmente, a solução que salva vidas também traz muitos outros problemas, entre eles, o crescimento da violência doméstica e, principalmente, contra mulheres e crianças. Segundo o Ministério da Mulher, da Família e…

Leia mais

Brumadinho foi Mariana. O que será Parauapebas?

Três mil pessoas recebem tratamento psicológico nos Postos de Saúde da Família de Brumadinho. Esse e outros impactos municipais permanecem, mas os municípios mineradores, que recebem todas as consequências dos desastres e seus impactos, incluindo os econômicos, continuam sem competência em licenciamento e fiscalização dos grandes projetos de mineração e hidrelétricas. Após um ano da tragédia…

Leia mais

Feminicídio no Brasil

A violência contra a mulher é algo naturalizado no cotidiano numa sociedade em que o machismo e a misoginia são fundantes e estruturantes das nossas relações e experiências. É preciso romper com essa mentalidade. Desaprender a misoginia e se educar para a equidade e a justiça. Isso envolve desde a abordagem do tema em sala de…

Leia mais