Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Um país inteiro de olho no meio ambiente: GT da Transição recebe propostas de todo o Brasil

Por meio de cartas e documentos encaminhados por entidades representativas ou diretamente, centenas de associações, movimentos da sociedade civil, entidades socioambientais, organizações não governamentais e instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil, entre outros, enviaram suas propostas ao Grupo de Trabalho de Meio Ambiente do Governo de Transição. Como uma contribuição ao GT, a Fundação Verde Herbert…

Read more

Como organizar festas e encontros de fim de ano mais sustentáveis

As festas de fim de ano são um convite à empolgação e ao deslumbramento. Tradicionalmente, são compras e mais compras: presentes, enfeites, lembranças, ceia. O apelo comercial quase irresistível geralmente provoca excessos de consumo e desperdício. Impossível negar os impactos dessa “cultura” para o meio ambiente. Para ajudar você a tornar suas festas e encontros de fim…

Read more

Oito hábitos do consumidor consciente

Diante da crise climática, tem sido difícil mantermos uma postura positiva e sentirmos que, individualmente, podemos fazer algo significativo para mudar esse cenário. Parte desse sentimento deve-se ao fato de não sabermos se o que fazemos em nossa casa tem impacto real, quer dizer, se faz realmente alguma diferença na diminuição do colapso ambiental. Mas paremos…

Read more

Bioeconomia e Economia Criativa são foco de projeto apoiado pela Fundação Verde em Roraima

Comunidades tradicionais dos 15 municípios do estado aprendem sobre produtos e serviços com potencial para aproveitamento O projeto Potencial da Bioeconomia e da Economia Criativa nos 15 municípios do estado de Roraima , apoiado pela Fundação Verde Herbert Daniel em parceria com o PV-RR, o Instituto de Etnocultura e Sustentabilidade da Amazônia e a Secretaria do…

Read more

Conheça a “Proposta para um Brasil verde” lançada na sexta-feira pela Fundação

A Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD) lançou, na sexta-feira (19/11), em evento online, a “Proposta para um Brasil verde”. Elaborado sob a consultoria do jornalista e ambientalista Fernando Gabeira, o caderno aponta caminhos para que o país retome a preservação do meio ambiente, restaurando a imagem nacional no exterior. O documento ressalta, ainda, a importância…

Read more

No Japão, jornal é feito de papel que vira planta

Mesmo o papel se decompondo rapidamente quando descartado, para a sua confecção é preciso que 20 árvores sejam cortadas e retiradas da natureza, desencadeando diversos problemas ao meio ambiente. Para acabar com esse grave problema foi desenvolvido na Inglaterra um papel reciclado, batizado de papel semente, feito com fibras e sementes de plantas que, quando picado e…

Read more

Projeto “Costura que Protege” é fonte alternativa de renda para famílias de Sergipe

Ação capacitará costureiras para confecção de 500 máscaras de tecido com financiamento da Fundação Verde até o final do projeto, previsto para novembro deste ano O projeto “Costura que Protege”, financiado pela Fundação Verde Herbert Daniel, e lançado no dia 11 de setembro, em Aracaju, objetiva capacitar cinco costureiras de Sergipe para a confecção de máscaras…

Read more

Programa Nacional coleta brinquedos para reciclagem

Brincar contribui para o desenvolvimento integral das crianças, desenvolvendo capacidades essenciais como atenção, memória, coordenação motora e a imaginação, além de outras habilidades cognitivas e emocionais. Infelizmente, muitos dos brinquedos disponíveis hoje são fabricados com plástico, material que representa uma grave ameaça ambiental. Em parceria com a fabricante de brinquedos Hasbro , a TerraCycle  mantém o Programa Nacional de Reciclagem…

Read more

Projeto premiado da USP usa restos de podas para fabricar móveis e objetos

De um lado, a alta demanda por produtos madeireiros tem levado o Brasil a figurar no vergonhoso mapa da exploração não autorizada. Somente no Estado do Pará, um dos nove Estados da Amazônia Legal, 70% da madeira explorada é ilegal. Os dados são de um estudo  da ONG Imazon, que comparou as informações oficiais com imagens de…

Read more

O Japão do plástico e os jogos da sustentabilidade

O país, que é um dos principais produtores de plástico do mundo, pretende ter osJogos Olímpicos e Paraolímpicos mais sustentáveis da história Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020, iniciados em 23 de julho, são exemplos de um bom enlace entre tecnologia, inovação e sustentabilidade – ao contrário das edições anteriores do maior evento esportivo…

Read more

Semana Mundial do Meio Ambiente: em vez de comprar, reimagine, recrie, restaure

Em uma conversa telefônica bastante agradável, no início de uma fria noite de quinta-feira, conheci uma mulher que está fazendo um trabalho incrível. Ela é Mariana de Godoy Amazonas, 45 anos, idealizadora do projeto Roda, que transforma roupas. Após mais de 15 anos dedicados à área de Planejamento e Marketing em várias empresas do varejo, Mariana…

Read more

Estudantes criam adesivo industrial com restos de alimentos

Ao longo de 2020, estudantes de Engenharia Química do Centro Universitário Newton Paiva participou do desenvolvimento de uma solução econômica e sustentável voltada para processos industriais. O projeto é parte do programa de pesquisa e extensão da faculdade e propõe o uso de resíduos agroalimentares na produção de adesivos, que fazem parte da composição de móveis e…

Read more