Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Um mandato político para chamar de nosso

Mandato coletivo do Partido Verde na Câmara de Vereadores de Piracicaba inspira regulamentação interna de candidaturas coletivas

Mandato coletivo A cidade é sua. Da esquerda para a direita, Sílvia Morales, Jhoão Scarpa e Pablo Carajol. Crédito: Guilherme Leite (Câmara Municipal de Piracicaba)

Liderado pela vereadora Sílvia Morales (PV), em colaboração com os covereadores Jhoão Scarpa e Pablo Carajol, o mandato coletivo A cidade é sua, de Piracicaba, São Paulo, tem sido uma inspiração para o Partido Verde regulamentar internamente as candidaturas coletivas.

Em ação articulada por Regina Gonçalves, ex-deputada estadual e secretária de organização estadual do PV-SP, a Secretaria de Organização e da Mulher do PV-SP iniciou o processo de estudo e elaboração de uma minuta de resolução interna sobre esse tipo de candidatura.

Depois, o texto seguiu para as executivas estaduais de Minas Gerais, Sergipe, Rio de Janeiro e Bahia, que também terão candidaturas coletivas, para contribuições e enriquecimento da proposta a ser enviada para aprovação da executiva nacional.

Essa preocupação em lançar uma normativa para candidaturas coletivas sinaliza o apoio do PV a esse tipo de configuração, tendo como ponto de partida a ótima experiência do A cidade é sua na Câmara Municipal de Piracicaba.

“O Partido Verde lançou uma normativa recentemente apoiando as candidaturas coletivas. Vamos ter as eleições para deputado e o nosso coletivo está sendo modelo. Então, deve ter um estatuto e regras para uma boa convivência, uma boa dinâmica entre o grupo.”

Sílvia Morales (PV-Piracicaba)

Por ser uma experiência relativamente nova, o trabalho em conjunto no atendimento à população e nas tomadas de decisões no Legislativo ainda gera incertezas, porém pode significar uma transformação positiva na forma de representação política da população e na política partidária.

Para Regina Gonçalves, apesar de nada convencional, as candidaturas coletivas são uma decisão política dos partidos que afeta positivamente a ampliação da base e o pacto coletivo em prol da comunidade. “Essa modalidade permite que as candidaturas tenham maior densidade eleitoral, maior capilaridade cultural e, principalmente, traz para dentro dessas campanhas a participação efetiva de segmentos da sociedade civil organizada.”

A experiência é rica

Com uma plataforma voltada para meio ambiente, planejamento urbano e habitação, cultura, saúde e educação, a candidatura coletiva A cidade é sua (PV) foi eleita em 2020 para a Câmara Municipal de Piracicaba, uma cidade com cerca de 500 mil habitantes que fica a aproximadamente 380 km de São Paulo.

Os covereadores Sílvia Morales, Jhoão Scarpa e Pablo Carajol também têm entregado à população piracicabana ações nas áreas de empreendedorismo feminino, gênero e esporte.

“Somos três cabeças pensantes. Cada um de uma área. Uma hora nós estamos numa escola, outra hora nós estamos numa praça, outra hora, numa reunião do partido; outra hora, numa reunião da cultura. Então, é importante uma representação muito maior da sociedade nas candidaturas coletivas”, avalia Sílvia.

Segundo a vereadora, eles têm buscado exercer o mandato de forma propositiva. Sempre debatem os projetos para chegar a um consenso, fazem reuniões de avaliação e realinhamentos das proposições, além de serem assessorados por um conselho político. “A experiência é rica.”

E um ótimo exemplo dessa atuação é o Decreto Legislativo nº 3/2021, de autoria do A cidade é sua (PV), que determina a celebração oficial do Dia Internacional da Luta Contra a Homofobia (17 de maio) na Câmara Municipal de Piracicaba.

A data já havia sido incluída no calendário oficial da cidade em 2011, mas a luta pela comemoração oficial na casa do povo sinaliza a necessidade de respeito à existência, à vida e aos direitos da população LGBTQIA+ por parte daquela casa legislativa.

Como nasceu o A cidade é sua

A engenheira Sílvia Maria Morales foi assessora da vereadora Nancy Thame por quatro anos na legislatura 2017-2020. E, no último ano de mandato da vereadora, com o ator Jhoão Scarpa e o historiador Pablo Carajol, escreveu o plano de governo de Nancy para disputar a vaga de chefa do executivo local.

Nesse processo, os três perceberam que tinham experiência e empolgação de sobra para concorrer a uma vaga na assembleia legislativa. Além da afinidade, que facilita o trabalho coletivo, dividiriam as demandas.

“Achamos que podíamos montar um coletivo, que é uma ideia mais moderna, é uma ideia que atinge mais a sociedade e que, com essa quebra de representatividade, cada um em sua área, seria melhor para representar a população aqui de Piracicaba.”

Sílvia Morales (PV-Piracicaba)

Legislação

Na gênese das candidaturas coletivas, observam-se ações conjuntas que vão de debates e votação de propostas legislativas on-line a movimentos coletivos da sociedade civil em prol de solucionar problemas.

Timidamente e sem previsão legal no Brasil, desde o início da década passada, crescia esse tipo de organização política. Nas eleições de 2014, houve quatro candidaturas e dois mandatos coletivos. Em 2016, houve uma profusão do modelo com 70 candidaturas e 16 mandatos e, em 2018, com 28 candidaturas e seis mandatos.

Nas Eleições 2020, o TSE registrou 318 inscrições de candidaturas coletivas. Dessas, 24 foram eleitas, sendo uma delas A cidade é sua, que obteve 941 votos dos piracicabanos na disputa para o Legislativo municipal.

Como essa modalidade não é prevista na legislação eleitoral brasileira, sendo o mandato pessoal e intransferível – apenas o nome do titular aparece na urna e nos registros, somente ele tem direito a voto e a voz em plenário –, a atuação conjunta se dá nos bastidores. “Estamos os três no gabinete, embora eu tenha saído na chapa e com o nome na urna”, explica Sílvia.

Em dezembro de 2021, a Resolução nº 23.609 do TSE autorizou a menção do grupo ou coletivo na composição do nome de candidatas ou candidatos, porém permanece pessoal e intransferível o registro de candidatura. “A chamada candidatura coletiva representa apenas um formato da promoção da candidatura que permite à pessoa destacar seu engajamento social e coletivo”, explicou o ministro Edson Fachin, relator da resolução.

Por Caroline Cardoso – Comunicação FVHD

É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.