PV promove debate on-line para alinhamento de propostas ao Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil

O Partido quer ouvir as propostas de filiados e simpatizantes para o processo de construção programática da chapa Lula-Alckmin

No sábado, 9/7, a partir das 9 horas, acontecerá um debate on-line promovido pelo Partido Verde para alinhamento de propostas ao Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil.

O encontro, aberto a filiados e simpatizantes mediante inscrições, é um dos movimentos de participação do PV no projeto de reconstrução democrática do país proposto pela Federação Vamos Juntos pelo Brasil para as eleições deste ano.

A abertura do evento será em uma sala coletiva com apresentações do assessor econômico do Partido dos Trabalhadores e representante da Fundação Perseu Abramo Guilherme Mello, do presidente nacional do PV José Luiz Penna e dos moderadores José Martins, Moacir Arruda (PV-DF) e Adelaide Prata (PV-CE).

Os inscritos serão distribuídos em seis salas no Zoom em função dos eixos temáticos desenvolvimento social e garantia de direitos (eixos 1 e 2) e defesa da democracia e reconstrução do estado e da soberania (eixo 3). Cada eixo será subdividido em duas salas em função do subtema a ser debatido.

O eixo 1 terá como subtemas “desenvolvimento social” (sala 1) e “garantia de direitos” (sala 2). No eixo 2, serão debatidos o “desenvolvimento econômico rumo à sustentabilidade” (sala 1) e a “sustentabilidade socioambiental e climática” (sala 2). Os tópicos discutidos nas salas 1 e 2 do eixo 3 serão, respectivamente, “defesa da democracia” e “reconstrução do Estado e da soberania”.

Segundo o diretor-executivo da Fundação Verde José Carlos Lima (PV-PA), a ideia é que as quatro horas de discussões deste sábado (9/7) resultem em um documento com contribuições do PV para o programa de governo do ex-presidente Lula. Esse documento deverá passar por análise da coordenação da campanha assim como todas as propostas de entidades regionais e locais, bem como as individuais enviadas pela Plataforma Juntos pelo Brasil.

Vamos Juntos pelo Brasil

A organização estratégica da campanha da Federação Vamos Juntos pelo Brasil para as eleições de outubro consiste em possibilitar a participação da sociedade no processo de construção do programa de governo da chapa Lula-Alckmin. O debate intrapartidário promovido pelo PV neste sábado (9/7) é uma das ações previstas nessa organização.

José Carlos explica que esse trabalho começou com uma dinâmica coletiva interpartidária formada por representantes das sete legendas progressistas que compõem a Federação – PT, PSB, PCdoB, PV, PSOL, REDE e SOLIDARIEDADE. O PV foi representado por Lima e por Osvander Valadão (PV-MG), diretor-financeiro da Fundação Verde.

Agora, as sete legendas estão realizando discussões intrapartidárias nacionais para sistematizar as propostas dos diretórios regionais e locais em um único documento a ser entregue até 12/7 para a coordenação de campanha da chapa Lula-Alckmin.

“A gente está em um processo de construção do programa de governo. A gente era um grupo menor e foi ampliando, ampliando, ampliando. Está muito bonito esse grupo, tem gente de todo lugar!”

José Carlos foi escolhido para representar o PV no grupo nacional de discussões sobre o programa de governo. Assim, ele tem articulado lideranças e filiados em prol da construção e da apresentação das propostas dos verdes para a Federação.

“Eu fui escolhido para fazer parte do grupo em nome do Partido Verde. Eu achei por bem convidar colegas pra gente dialogar. Eu não poderia ficar só numa tarefa tão gigante dessa! E tão importante pro Partido.”

Plataforma e diretrizes

José Carlos explica que o trabalho inicial da Federação resultou no documento Diretrizes para o Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil, disponível para download na Plataforma Juntos pelo Brasil, onde também é possível fazer propostas, opinar sobre as propostas de outras pessoas, participar da série de debates “Diálogos pelo Brasil” e acompanhar todos os passos da campanha do ex-presidente Lula para as Eleições 2022.

De acordo com a Fundação Perseu Abramo, no dia do lançamento da Plataforma (21/6), foram contabilizadas mais de 2 mil sugestões de variados temas, com destaque para sustentabilidade, energia, combate à fome, distribuição de renda, controle da inflação, defesa das empresas estatais, geração de emprego e educação.

Seminário: Diretrizes para o Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil

Vamos debater as propostas dos verdes para o programa de governo Lula-Alckmin

Inscrições em: https://pv.org.br/juntospelobrasil/

Data: 9 de julho (sábado)

Local: Zoom

Por Caroline Cardoso – Comunicação FVHD

Com informações da Fundação Perseu Abramo.

É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.