Confira as principais ações da Fundação Verde Herbert Daniel em 2022

A FVHD acredita em um futuro melhor para o Brasil e lutou por mudanças durante todo o ano

Chegamos aos últimos dias do ano cheios de esperança e alegria. Além da defesa do meio ambiente e dos direitos humanos, em 2022, a Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD) trabalhou arduamente pela democracia. Foi um ano tenso e intenso, mas o balanço é positivo.

Depois de quatro anos marcados por ódio e extremismo, nas eleições deste ano, o povo brasileiro escolheu o projeto democrático da Federação Brasil da Esperança (PT, PV, PCdoB), encabeçado por Luís Inácio Lula da Silva (PT). Foi uma vitória apertada (Lula com 50,9% dos votos válidos e Bolsonaro com 49,1%), o que sinaliza a necessidade de luta constante pela democracia. E a FVHD já está firme e forte para esse combate!

Não é novidade a destruição do Estado pela gestão Bolsonaro. Tudo constatado e relatado pelos grupos de trabalho do governo de transição em que a FVHD está presente. Só para se ter uma ideia, segundo declarou à rádio Senado o relator do Orçamento Geral da União de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), sem a aprovação da PEC da Transição, nem as contas do atual governo fecham.

Novidade desde a redemocratização (1986) é a proliferação de atos antidemocráticos, ações extremistas e ameaças golpistas por parte da população que não aceita o resultado das eleições. Mas, para aqueles que acreditam na democracia, a posse de Lula no dia 1º de janeiro de 2023 é uma gota de esperança e um respiro aliviado diante dos cinco anos (incluindo a campanha de 2018) de angústia e apreensão sob um governo de extrema-direita.

E na luta contra a extrema-direita e pela democracia, este ano a FVHD intensificou a formação de quadros políticos alinhados com o ideário verde: apoiou, promoveu e desenvolveu diversas ações nas áreas de meio ambiente, política e direitos humanos em todo o país. Esse trabalho começou ainda em 2021, quando a Fundação Verde trabalhou ao lado da Fundação Perseu Abramo (PT) para que a Federação Brasil da Esperança fosse possível.

Este ano, a FVHD atuou tanto na elaboração do programa de governo da federação quanto nos grupos de trabalho da transição. Em abril, promoveu um seminário para discutir contribuições dos verdes ao programa de governo da Federação Brasil da Esperança. Em julho, organizou um debate online para tratar das propostas dos verdes apresentadas ao programa de governo.

Entre novembro e dezembro, esteve representada pelo nosso diretor-executivo José Carlos Lima no Grupo de Trabalho de Meio Ambiente do Gabinete de Transição. Essa participação culminou na compilação e no resumo das várias propostas enviadas ao GT de Meio Ambiente e em uma edição especial da revista Pensar Verde. Os textos das propostas podem ser acessados na íntegra em: fundacaoverde.org.br/biblioteca/.

Confira alguns dos projetos executados com o apoio da FVHD em 2022 (fundacaoverde.org.br/eventos/):

Confira os eventos realizados pela FVHD e nos quais ela esteve representada:

Confira as publicações da FVHD e também aquelas realizadas em parceria:

Ano intenso, árduas lutas, mas o balanço é positivo. A FVHD alcançou os objetivos traçados, realizou muitos projetos e está pronta para continuar na batalha em defesa da democracia, do meio ambiente e dos direitos humanos em 2023, com a certeza de que todos vamos precisar de força, união, cooperação, solidariedade, paciência e amor para (re)construir democraticamente o país sustentável, justo, pacífico e desenvolvido que almejamos.

Imbuídos do espírito da esperança, da paz e da harmonia, desejamos a todas e a todos um Feliz Ano Novo!

Fundação Verde Herbert Daniel