Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dia da Consciência Negra

Atualmente, de cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, 71 são negras. De acordo com informações do Atlas, os negros possuem chances 23,5% maiores de serem assassinados em relação a brasileiros de outras raças, já descontado o efeito da idade, escolaridade, do sexo, estado civil e bairro de residência.

Só 10% dos livros brasileiros publicados entre 1965 e 2014 foram escritos por autores negros, afirma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) que também analisou os personagens retratados pela literatura nacional: 60% dos protagonistas são homens e 80% deles, brancos.

livro

Dos 622 mil brasileiros presos, mais da metade (61,6%) da população carcerária do Brasil é composta por pretos e pardos, de acordo com o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen).

presos

Segundo o IBGE, mais da metade da população brasileira (54%) é de pretos ou pardos, sendo que a cada dez pessoas, três são mulheres negras.

O Brasil foi o último país da América a acabar com a escravidão, em 1988. Ao longo de mais de três séculos, foi o maior destino de tráfico de africanos no mundo, quase cinco milhões de pessoas.