Fundação Verde e CNBB debatem Carta Encíclica Papal e suas afinidades com ideário verde

Na manhã desta terça-feira (14/7), o presidente da Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD), José Carlos Lima, reuniu-se com Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na sede da instituição, em Brasília, para conversarem sobre a preocupação compartilhada entre ambos em relação à biodiversidade e ao meio ambiente, conforme Carta Encíclica Laudato Si, escrita pelo Papa Francisco, na qual o pontífice chama a atenção para as mudanças climáticas e para os danos ambientais que estão por vir, caso a humanidade não tome outra postura em relação ao meio ambiente. “Com a Encíclica tomamos um novo ânimo, já que com a crise política e econômica o tema ambiental estava ficando para trás. Quando o Papa trouxe esse tema, especialmente antes da COP 21, nossa bancada (Frente Parlamentar Ambientalista) tomou a iniciativa de nos colocarmos à disposição da CNBB na disseminação desse tema”, explicou José Carlos.

Os dirigentes da Fundação avaliaram, durante o encontro, que a divulgação da Carta Encíclica Laudato Si, a menos de seis meses da 21ª Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, a COP-21, é um forte sinal de que o mundo precisa de um acordo relevante para evitar que o meio ambiente continue sendo degradado.

Para tanto, José Carlos destacou o papel social da Fundação Verde de divulgar a questão ambiental em um contexto mais amplo, tanto trabalhando a formação partidária e o ideário verde quanto instruindo a sociedade a compreender o que é biodiversidade, porque é importante proteger os biomas e quais os benefícios todos terão se cuidarem melhor do planeta. “Construindo um novo conceito e deixando para trás que os recursos naturais eram inesgotáveis, é assim que a FVHD trabalha”, concluiu. José Carlos apresentou a D. Leonardo os canais que a Fundação disponibiliza para a divulgação do tema ambiental, como a Pensar Verde, revista de debates trimestral da Fundação que aborda temas em pauta da sociedade com o objetivo de dar mais alcance sobre o que está sendo feito em prol do desenvolvimento sustentável. A FVHD também organiza seminários e cursos de formação política presenciais e à distância.

Durante o encontro, D. Leonardo Steiner afirmou que serão organizadas reuniões pastorais que funcionarão como as campanhas da fraternidade, responsáveis por mobilizar milhares de pessoas anualmente, sempre com um tema definido. “Após as orientações do Conselho Pastoral vamos criar pequenos subsídios para veicular o tema. Queremos aproveitar o lançamento da Campanha da Fraternidade, em dezembro, que terá como tema Misericórdia e fazer a ligação entre a misericórdia, no sentido de cuidado, com o cuidado com a Terra”.

Para os representantes da Fundação Verde presentes no encontro e para D. Leonardo, um dos maiores problemas enfrentados no Brasil é o crescimento das cidades de forma desordenada. “As cidades são desorganizadas e desarticuladas. Belém do Pará, por exemplo, só trata 8% do esgoto”, lamentou José Carlos. Ainda com relação ao mesmo tema, D. Leonardo lembrou uma visita que fez ao Mato Grosso: “todas as cidades do Mato Grosso usam fossa para terem acesso a água, imagina como os lençóis freáticos irão ficar”, finalizou.

Segundo Steiner, a grande crise no Brasil teve início por falta de ética. “A falta de ética levou à crise econômica e é por essa razão que o Papa Francisco tem criticado tanto o estilo de vida das pessoas baseado no consumo”.

O encontro teve a participação ainda de Ivanilson Gomes, presidente do Conselho Curador, Osvander Valadão, diretor financeiro e José Paulo Toffano, diretor técnico da FVHD.