É hora de reconstruir o país e enfrentar o nítido fantasma da extrema-direita

Sim, o Brasil vive uma vitória da democracia, uma vitória muito esperada e difícil, mas é necessário manter a atenção. Não é permitido ao povo brasileiro e ao próximo governo relaxar, porque a extrema-direita está não apenas no atual governo, mas também nas ruas, na internet, nas redes sociais. Às vezes, está explícita e, em outras, oculta, como um veneno.

Nesta edição, a revista Pensar Verde celebra a vitória da chapa Lula-Alckmin, da Federação Brasil da Esperança, da qual o Partido Verde faz parte, mas também alerta para os desafios à frente, para o novo governo e para o Brasil. O conhecimento é a maior arma que o ser humano pode ter. Em nossa matéria de capa, “A democracia venceu, mas ‘é preciso estar atento e forte’”, a jornalista Caroline Cardoso fala sobre a extrema-direita no Brasil, traz a definição do que é o fascismo e apresenta fatos e falas do atual governo que o conectam tanto ao fascismo quanto ao nazismo.

Nos artigos, Pedro Leitão e Roberto Fully construíram juntos o texto “Quadro econômico: desafios do novo governo para 2023”, enquanto Vânia Almeida e André Fraga escreveram “Lula 3: políticas públicas de meio ambiente e seus desafios”. “Desafios do desenvolvimento brasileiro: pobreza e desigualdades”, publicado anteriormente no jornal O Estado de São Paulo, é o artigo de Pedro Cavalcante.

As fake News e o populismo nas redes sociais são outro assunto desta edição. Quem fala sobre o tema é a antropóloga Letícia Cesarino, que publicou recentemente o livro O Mundo do Avesso: Política e Verdade na Era Digital. A entrevista “Por dentro da guerrilha da máquina populista digital” é uma parceria com a Agência Pública (https://apublica.org/).

O Verdes em Ação apresenta os novos deputados da bancada do PV na Câmara Federal. Além dos deputados João Carlos Bacelar (PV-BA) e Aliel Machado (PV-PR), reeleitos, passaram a compor a nova legislatura os deputados Clodoaldo Magalhães (PV-PE), Jadyel da Jupi (PV-PI), Luciano Amaral (PV-AL) e Reginaldo Veras (PV-DF).

A coluna Coletiva Seletiva traz uma série de livros, filmes e onde encontrar informações sobre fake news, nazismo e fascismo. E a Solo Fértil traz uma crônica de Lima Barreto, um dos grandes escritores negros do Brasil. Publicado em 1920, o texto poderia ter sido escrito neste novembro de 1922.

Acesse a revista completa aqui e boa leitura!