Juventude do PV define novas estratégias em Encontro Nacional

O último domingo (23/02) foi intenso, na cidade de Mairiporã (SP), com reuniões para alinhar discursos e programas do PV aos trabalhos da juventude do Partido Verde. Os trabalhos foram abertos por José Paulo Tóffano, diretor técnico da Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD), que apresentou os atuais projetos da Fundação e aproveitou para pedir empenho na realização desses projetos e enfatizou a importância das sugestões dos jovens para aprimorá-los.

Em seguida, a Secretária Nacional da Juventude, Julia Duppré, coordenadora do Encontro, sugeriu seis temas para o debate – transporte, economia, conjuntura política, segurança, saúde e cultura/esporte/lazer. Os jovens foram divididos em grupos para debaterem sobre os temas propostos e apresentar soluções. De acordo com Julia Duppré, a juventude do PV tem obrigação de ter, produzir, cobrar e avaliar novas ideias para o programa do Partido.

Jovens de dezesseis estados estiveram em Mairiporã. Alguns deles nunca haviam participado de um Encontro da Juventude, o que para a coordenação do evento foi algo a comemorar. Os participantes discutiram sobre as diretrizes do PV para a campanha presidencial e consolidaram temáticas que dizem respeito à políticas públicas de juventude. “A juventude do Partido Verde – posso afirmar, está pronta para representar com ética e desprendimento a sociedade brasileira nos espaços de poder”, defendeu Julia.

Pontos polêmicos também estiveram na pauta do Encontro da Juventude como a descriminalização da maconha e do aborto, ambas tratados como política pública de saúde e voltadas aos jovens. Assim como a redução da maioridade penal, que foi vetada por unanimidade pelos presentes. O voto consciente também foi debatido durante o encontro. Para incentivar ainda mais que a juventude vote nas eleições de maneira consciente foi definida a utilização de mais uma hashtag, além da #tomepartido lançada recentemente, a #ocupeaurna.

No início da tarde, cada grupo apresentou soluções para os temas propostos e receberam comentários dos demais grupos. Após esse quadro, foram discutidas pautas da juventude e a conjuntura da juventude dentro do contexto político, bem como novas formas de sua inserção na política.

Para Célio Studart, representante do Ceará, o Encontro superou as expectativas. “Me surpreendi com a sintonia de ideias entre as pessoas e percebi que, embora venhamos de lugares diferentes do país, as dificuldades são comuns”.

Julia também considerou o saldo do Encontro positivo. “O saldo foi muito mais que o esperado. Teremos campanhas de jovens verdes em cinco estados, por isso todos saíram motivados e otimistas. Dividimos tarefas e já temos uma grande novidade: vamos lançar o nosso site!”, celebrou Julia.

Por Larissa Itaboraí
Fotos: Célia Sacramento