Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Câmbio Verde troca recicláveis por frutas e verduras

Voltou a funcionar no  dia 5 de janeiro o Programa Câmbio Verde, iniciativa da Prefeitura de Curitiba que troca materiais recicláveis por frutas e verduras. Nos pontos de troca, 4 quilos de resíduos valem um quilo de alimentos. Óleos vegetal e animal, acondicionados em garrafas pet, também podem ser trocados: dois litros de óleo valem um quilo de alimento.

Para saber quais são os pontos de troca e as datas previstas para o Câmbio Verde, a população pode ligar para o 156 ou acessar o calendário no site da Prefeitura.

Segundo o diretor do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edélcio Marques dos Reis, estão sendo tomadas medidas contra a disseminação da COVID-19. “É fundamental manter o distanciamento, usar máscaras e a correta higienização das mãos no momento de troca de resíduos no Câmbio Verde”, orienta ele.

Segundo orientação da Prefeitura, pessoas com suspeita ou confirmação da doença não devem encaminhar resíduos para o Câmbio Verde ou para a coleta seletiva, mas sim para a coleta comum, seguindo os protocolos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Conheça o Câmbio Verde

O programa conta com 103 pontos de troca e todos os meses coleta cerca de 290 toneladas de recicláveis e 3,5 mil litros de óleo. Quinzenalmente, de terça a sexta-feira, caminhões estacionam durante uma hora  nas datas e locais marcados para efetuar a troca.

O Câmbio Verde é destinado a população que recebe até 3,5 salários mínimos e atende uma média de 5 mil pessoas por mês. “Além de incentivar a separação e a destinação correta dos recicláveis, o Câmbio Verde têm o objetivo de melhorar a qualidade da alimentação dos curitibanos”, ressalta Edélcio.

Eliane Chiuratto, engenheira química do departamento de Limpeza Pública, lembra que é importante separa e acondicionar corretamente os resíduos para troca.

CicloVivo