Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Pensar Verde 5 anos é lançada em Brasília e é considerada uma revista de excelência

Edição especial de aniversário da Revista de debates Pensar Verde aponta os desafios políticos, econômicos e ambientais do Brasil atual.

pensar_verde2

Aproveitando o momento político que o Brasil vive com o início oficial das eleições municipais 2016, a Fundação Verde e o Partido Verde lançaram na manhã dessa terça-feira (16), na sede do PV, em Brasília, a edição de aniversário da revista Pensar Verde. Com temas atuais e relevantes que fomentam o debate na sociedade, a revista Pensar Verde completou cinco anos de existência e, para celebrar, o tema escolhido foi “O Brasil do Futuro é Verde”, no qual foram selecionados articulistas gabaritados para nortear os leitores da revista sobre os desafios políticos, econômicos e ambientais do Brasil, com artigos esclarecedores apontando o que pode ser feito em cada área para que o país cresça de forma sustentável e supere os desafios atuais.

pensar_verde1

Durante o lançamento, José Carlos Lima, diretor-executivo da FVHD, falou sobre o tema proposto para essa edição, “temos muitos desafios para chegar num futuro verde para o Brasil”. Segundo José Carlos, o lançamento da revista ter sido escolhido para o mesmo dia em que as campanhas eleitorais 2016 tiveram início é simbólico. “Nosso objetivo é que essa revista chegue a partir de hoje nas mãos de todos os dirigentes e futuros candidatos verdes pelo Brasil para que possam ter uma referência política, socioambiental e econômica para o debate político que vai acontecer no nosso país”, explicou José Carlos.

Sarney Filho, atual ministro do Meio Ambiente e deputado federal (PV/MA), foi um dos articulistas dessa edição e de muitas outras antetriores e fez uma importante declaração sobre seu ponto de vista a respeito da Pensar Verde. Segundo ele, “se uma pessoa que não entende nada de meio ambiente e ler todos os volumes dessa revista, vai virar um especialista em todos os temas relativos ao meio ambiente”. O ministro ainda falou que considera a Pensar Verde uma revista de excelência. “É um orgulho para nós do Partido Verde termos uma revista com esse porte e esse grau de tecnicidade e de conhecimento”.

O senador Álvaro Dias (PV/PR) e o presidente do PV e um dos idealizadores da revista, José Luiz Penna, também consideram importante o lançamento da revista ser exatamente no início do processo eleitoral. De acordo com Álvaro, estamos em um momento de transição para o futuro do país e a sociedade exige mudanças radicais, nas quais o PV acredita e luta por isso. “Uma das tarefas essenciais do PV é mostrar para os brasileiros que é possível compatibilizar os interesses do progresso econômico com a preocupação imprescindível pela preservação ambiental e a Pensar Verde traz artigos importantes dentro dessa temática”. Para Penna, o trabalho realizado pela FVHD por meio da revista Pensar Verde tem sido exemplar. “A Fundação Verde assumiu a ponta da caminhada do PV, liderando o Partido como um todo no trabalho gigantesco de mobilizalção e formação política pelo Brasil, se dedicando a debater a política com a população.

A revista Pensar Verde faz parte de um projeto de formação da Fundação Verde e, segundo Ivanilson Gomes, presidente do Conselho Curador da FVHD, “contribui de forma decisiva para a formação dos militantes, pois permeia por diversos temas”. De acordo com Ivanilson, a Pensar Verde atua como um suporte literário para pautar e informar a sociedade, “já ouvi depoimentos de pessoas que afirmam que essa revista serve de pesquisa para alunos”. Ainda segundo Ivanilson, a revista Pensar Verde é um assunto prioritário dentro da Fundação e esses 5 anos registram esse sucesso que deve continuar diante desse novo cenário político.

Na ocasião do lançamento, além dos membros e dirigentes do PV e da FVHD, representantes das Fundações Astrogildo Pereira (PPS) e João Mangabeira (PSB) também foram prestigiar a revista Pensar Verde e afirmaram que o Brasil precisa de conteúdos como esse, principalmente no momento em que a sociedade clama por mudanças. De acordo com Adriano Sandri, representante da Fundação João Mangabeira “temos que levar esse tipo de debate para as Universidades”.

Pensar Verde 5 anos – Impressa com papel reciclado e tinta especial com selo Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal (FSC), que se trata de uma ferramenta de controle da produção florestal e oferece uma ligação confiável entre a produção e o consumo responsáveis de produtos florestais, a Pensar Verde 5 anos foi elaborada em versão maior que as outras edições, com 100 páginas divididas entre o documento elaborado pela Executiva Nacional do PV com propostas feitas pelos membros do Partido sobre o que consideram importante para a reforma política e econômica, dez artigos sobre o futuro do Brasil e uma matéria especial descrevendo cada uma das edições anteriores da revista.

A revista Pensar Verde foi pensada para difundir e incentivar o debate político na sociedade, além do ideário verde. Foi lançada em 2011 e já está na sua décima sétima edição. Segundo José Carlos, a ideia de fazer a revista surgiu por uma demanda do Conselho Curador da FVHD e do presidente José Luiz Penna, que acreditavam ser importante um Partido de vanguarda como o PV, registrar por meio de uma publicação, os principais assuntos que fossem surgindo. A partir daí, foi formado o Conselho Editorial da Pensar Verde. Angélica Brunacci, editora-chefe da revista, foi a responsável pela elaboração do projeto editorial e gráfico da revista e afirma que manter uma publicação trimestral de qualidade não é tarefa fácil. “O projeto editorial e gráfico de uma revista trimestral tem que ser leve e gerar interesse por parte dos leitores. Ao elaborar o projeto da Pensar Verde, me preocupei muito para que o leitor se sentisse motivado a ler todo o conteúdo da revista de forma fluida e atemporal”.