Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Na França, galinhas substituem pesticidas

Um pequeno besouro estava devorando as maçãs da plantação de  Christophe Bitauld, um agricultor francês da região de Saulnières. Ao invés de apelar para os pesticidas, o produtor encontrou na natureza a solução para este problema: soltar galinhas em sua propriedade. A raça escolhida foi a castellana negra, natural da Espanha e também conhecida como galinha negra de Janzé.

O pesquisador agrícola Dominique Biche, havia notado que hortas onde as galinhas circulavam tinham a população de insetos drasticamente reduzidas e orientou Christophe a tentar esta alternativa para o controle biológico do seu pomar.

As galinhas negras de Janzé são uma espécie particularmente rápida e com asas poderosas, o que facilita o acesso aos galhos mais altos. Em um primeiro momento, 80 galinhas foram soltas em uma parte da propriedade, para um teste.

Com as aves, a população de insetos caiu em 80%, uma taxa de controle semelhante aos pesticidas, sem oferecer os riscos que estes produtos tóxicos trazem.

Com a eficiência das galinhas comprovada, Christophe aumentou a quantidade de galinhas e hoje tem 200 aves que solta alternadamente em partes da sua propriedade.

As galinhas saltam de tronco em tronco e percorrem o solo atrás de besouros e outros insetos nocivos às árvores e frutas. E, para completar o cuidado com o pomar, ovelhas realizam a “poda” natural do pasto entre as árvores enquanto se alimentam.

O agricultor conta que além de ajudar no controle de pragas, as galinhas produzem ovos de excelente qualidade.

Além do combate aos besouros que estavam comendo as maçãs, as galinhas ajudaram a controlar outro inseto – vespas asiáticas que estavam atacando as colmeias mantidas pelo agricultor para a produção de mel.

“A galinha consegue pegar as vespas em pleno voo, é impressionante”, conta Christophe Bitauld.

Por suas descobertas, o agricultor recebeu um prêmio de 5 mil euros e hoje desenvolve um projeto em parceria com o Institut National de la Recherche  Agronomique (INRA) para criar mil galinhas negras de Janzé e levar as aves para outras propriedades agrícolas da França.

CicloVivo