As festas de fim de ano são um convite à empolgação e ao deslumbramento. Tradicionalmente, são compras e mais compras: presentes, enfeites, lembranças, ceia.
O apelo comercial quase irresistível geralmente provoca excessos de consumo e desperdício. Impossível negar os impactos dessa “cultura” para o meio ambiente.
Para ajudar você a tornar suas festas e encontros de fim de ano mais sustentáveis, a Fundação Verde Herbert Daniel traz cinco dicas baseadas nos 5Rs da Sustentabilidade – repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
REPENSE o uso do pisca-pisca tradicional
Quem não fica deslumbrado com as luzes das decorações natalinas? Os impactos de um pisca-pisca vão desde a produção de lixo eletrônico até um alto gasto de energia elétrica. Então, opte por luzes de LED que duram mais e consomem menos energia.
RECUSE utensílios descartáveis
Um dos maiores vilões do fim de festa é o acúmulo de lixo, em especial o de plástico de uso único. Copos, talheres e pratos descartáveis demoram séculos para se decompor, por isso opte por utensílios de papel ou reutilizáveis, laváveis. Outra forma interessante de evitar uma montanha de descartáveis é solicitar que cada convidado utilize apenas um prato e copo ao longo da festa.
REDUZA o desperdício de comida
Há algumas atitudes simples que podem reduzir o desperdício de alimentos nas festas de fim de ano. Uma delas é preferir alimentos da estação, orgânicos e cultivados na sua região. Outra dica é planejar as comemorações com antecedência para comprar a quantidade que atenda bem o número de convidados e não sobre comida. Em caso de sobras, a dica é usar a criatividade e criar pratos para o almoço e/ou o jantar do dia seguinte.
Mas atenção! É preciso manter essas sobras bem acondicionadas e refrigeradas para que possam ser consumidas sem maiores problemas.
REUTILIZE a árvore de Natal
Para quem gosta da tradicional árvore de Natal, a dica é reutilizar a do ano anterior. Se você quiser, pode incrementá-la com novos enfeites feitos de materiais reciclados. Assim você vai economizar e, de quebra, colocar em prática seu artista interior – veja a dica seguinte. Para que possa reutilizar a árvore e os enfeites no próximo ano, guarde-os com cuidado.
RECICLE materiais para a decoração
Uma dica econômica, original e divertida é fazer os próprios enfeites para a decoração de suas festas de fim de ano. A ideia é usar o que você já tem em casa: barbantes, isopor, palitos de picolé, tampinhas, garrafas pet, jornais/revistas, latas, vidros, CDs, vinis, fitas, papeis de presente, botões, rolhas, papelão etc. Aqui você encontra alguns tutoriais para fazer seus enfeites. Divirta-se!
Mudanças de hábitos não são fáceis, mas atitudes ambientalmente mais responsáveis inspiram aqueles que estão ao seu redor e essa cadeia de escolhas mais conscientes podem transformar nossa forma de viver e garantir que os efeitos da crise climática sejam minimizados.
A Fundação Verde deseja boas festas, com muita consciência e atitude!
Por Caroline Cardoso – Comunicação FVHD
É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Fontes: