Dia Mundial da Terra: nossa casa, nossa causa

Quando foi que começamos a perder nossa conexão com a terra? Quantos de nós já não brincamos de cavar, plantar, fazer comidinhas de terra, todos sujos e felizes? Talvez as crianças do futuro não venham a saber o que é isso. Mesmo hoje, poucas têm contato direto com a natureza, com o barro.

O Dia Mundial da Terra foi criado para chamar a atenção da população e de governantes para problemas ambientais que afetam o nosso planeta, a nossa casa, que também deve ser a nossa causa. Todas as ações ambientais são bem-vindas, mas uma delas é fundamental: a educação para o meio ambiente.

Brincar com a terra é uma forma de educar as crianças sobre a importância da Mãe Terra, da natureza, de proteger o meio ambiente. Uma forma de dizer que todos nós podemos e devemos contribuir para a proteção do planeta.

São muitos os motivos para incentivar essa brincadeira. Ela estimula a criatividade; proporciona bem-estar físico e mental; ajuda na formação do pensamento crítico; cria conexão com a natureza; faz bem para o sistema imunológico; desenvolve a coordenação motora; cria boas memórias e é muito, mas muito divertido.

Então, que tal no dia de hoje incentivarmos nossas crianças a colocarem a mão na terra, a abraçarem essa causa? Conte para nós em nossas redes sociais se você já brincou assim. Como era?

Earth Day (Dia da Terra) Aproveite e acompanhe as atividades online do Earth Day. E veja o que está acontecendo na Cúpula de Líderes sobre o Clima, realizada virtualmente hoje e amanhã (22 e 23/4). A expectativa é que haja grande impacto sobre o Brasil.